Inauguração do Centro Local de Inteligência na Justiça Federal do Rio de Janeiro

O Centro Nacional de Inteligência da Justiça Federal (CIn) e os Centros Locais de Inteligência foram instituídos pela Portaria CNJ 369/2017, "com a finalidade de identificar, organizar e divulgar as demandas repetitivas, e estimular a utilização de mecanismos de prevenção e composição coordenada nesses conflitos com propensão ao efeito multiplicador". Outro documento importante para a criação dos Centros de Inteligência é a Resolução CNJ 235/2016, cuja finalidade é padronizar os entendimentos e dar publicidade aos processos que ensejam a criação de precedentes vinculantes.

No âmbito da Justiça Federal da 2ª Região, os Centros de Inteligência das Seções Judiciárias foram instituídos pela Portaria TRF2 103/2018, com a constituição do Centro Local de Inteligência e Prevenção de Demandas Repetitivas da Seção Judiciária do Rio de Janeiro (CLIP) pela Portaria TRF2 363/2019.

A missão do CLIP é contribuir para a racionalidade, eficiência e celeridade do Poder Judiciário, a partir de valores como a cooperação, a segurança jurídica e a obtenção de resultados justos.

Os seus membros são, atualmente:

- Juíza Federal ANA CAROLINA VIEIRA DE CARVALHO (coordenadora)

- Juíza Federal KARINA DE OLIVEIRA E SILVA SANTIAGO;

- Juíza Federal CARLA TERESA BONFADINI DE SÁ;

- Juíza Federal GIOVANA TEIXEIRA BRANTES CALMON;

- Juíza Federal DANIELA PEREIRA MADEIRA;

- Juíza Federal MICHELE MENEZES DA CUNHA;