II Encontro Ibero-Americano da Agenda 2030 no Poder Judiciário

Date: 
10/8/2020 5:45

No dia 10 de agosto de 2020, acontece o II Encontro Ibero-Americano da Agenda 2030 no Poder Judiciário. O evento, produzido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio de videoconferência, tem o propósito de discutir a institucionalização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS da Agenda 2030 nos Poderes Judiciários: um compromisso assumido por líderes de 193 países, inclusive o Brasil, e coordenada pelas Nações Unidas, por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, nos termos da Resolução A/RES/72/279.OP32, de 2018, da Assembleia Geral da ONU.

O encontro também tem por finalidade:

• Fortalecer, incentivar e promover parcerias entre os Poderes Judiciários de todos os países Ibero-Americanos;
• Possibilitar a troca de experiências e o diálogo entre as instituições;
• Desenvolver indicadores que possam ser utilizados pelos Poderes Judiciários para unificação das métricas; e
• Incentivar o desenvolvimento de pesquisas, estudos de casos e o levantamento de boas-práticas no âmbito dos Poderes Judiciários.

São 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas a serem atingidas no período de 2016 a 2030, relacionadas à efetivação dos direitos humanos e promoção do desenvolvimento, que incorporam e dão continuidade aos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, a partir de subsídios construídos na Rio + 20.

Participam do evento representantes da cúpula Ibero-Americana, dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Tribunal de Contas da União, Conselheiros do Conselho Nacional de Justiça e outros convidados.

As lives do evento podem ser acessadas nos links a seguir:
Turno da manhã: https://youtu.be/9n28feGuMr0
Turno da tarde: https://youtu.be/AGaH_xKNNbo

Histórico e Vídeo sobre a institucionalização da Agenda 2030 no Poder Judiciário

Revista do II Encontro Ibero Americano da Agenda 2030

Acompanhando a Agenda 2030 – Para o Desenvolvimento Sustentável

Caderno Agenda 2030 e inovações no Poder Judiciário